O Botox impede que os músculos contraiam e também diminui a produção de suor. Ambos são efeitos temporários. A ação ocorre na sinapse, onde a acetilcolina é bloqueada pela toxina, que impede a progressão do impulso nervoso, mantendo paralisados os músculos responsáveis pela formação das rugas.
Os músculos são temporariamente incapazes de contrair e permanecem relaxados por meses, até que os nervos se renovem sob a pele. Glândulas sudoríparas também são incapazes de funcionar e liberaram menos suor.
O Botox não é um procedimento permanente e o tratamento desaparece normalmente entre 4-6 meses. Alguns casos podem durar menos tempo ainda, em especial metabolismos mais acelerados, como pacientes que fazem atividade física intensa e diária, usuários de anabolizantes e aceleradores do metabolismo, além dos pacientes masculinos em geral.
E se eu parar de aplicar o Botox?
Você pode parar de aplicar Botox sempre que quiser. Não é obrigatório fazer aplicações seguidas, isto é uma escolha do paciente. Suas linhas vão lentamente voltar com o tempo, até atingirem a condição de antes da aplicação. Com a parada das aplicações regulares, o processo de envelhecimento e formação de rugas ocorrerá de forma mais nítida.
Pense no Botox como apertar um botão de “pausa” na formação de rugas, ou como uma forma de retardar o aparecimento delas.
O que realmente o Botox pode tratar?
O Botox tem vários usos. O uso mais comum e amplamente divulgado é para o tratamento das linhas de expressão faciais. Mas ele também pode ser usado para ajudar a tratar aumento da sudorese excessiva, conhecida como hiperidrose, que pode ocorrer nas axilas, palma das mãos e planta dos pés, o que alivia este grande inconveniente de ter mãos, pés e axilas sempre molhados, além do odor desagradável muitas vezes presente.
Também é muito utilizado para alguns tipos de enxaquecas, com grande alívio que dispensa uso de medicamentos, sendo inclusive recomendado pelo FDA nos Estados Unidos como tratamento para estas condições. Também em outras condições médicas, como paralisia facial, outras condições neurológicas e algumas doenças reumatológicas.
Para melhora estética, além das conhecidas rugas, o Botox pode ser utilizado para suavizar movimentos excessivos do queixo, levantar a ponta do nariz, melhorar o sorriso gengival excessivo, aliviar hipertrofia do masseter, bandas platismais, que são aqueles “cordões” musculares no pescoço, levantar de forma sutil bocas mais caídas, suavizar rugas no nariz ao sorrir (bunny lines), assim como rugas excessivas dos lábios, levantar suavemente supercílios caídos,, entre outras condições menos frequentes, mas não menos importantes.
Onde o Botox pode ser aplicado?
Por razões cosméticas, o Botox pode ser injetado em muitos lugares do rosto, como a testa, ao redor dos olhos, ao redor do nariz, ao longo do pescoço e até mesmo ao redor dos lábios. Muitos cirurgiões plásticos estão treinados para injetá-lo fora do rosto, como nas axilas ou nas mãos, para pessoas que sentem muito suor.
O Botox é aplicado com pequenas injeções, controladas na forma de unidades de toxina botulínica, nos músculos-alvo. Uma agulha muito pequena é usada para injetar gotículas de Botox nos músculos.
O controle é feito pelo número de unidades, que conforme cada caso, serão em maior ou menor número. O tratamento é muito personalizado, e seu cirurgião plástico fará a sua programação contando com sua partipação para chegar ao melhor resultado possível.